Aramando bonsai

Existem várias técnicas para estilizar um bonsai que vão da simples poda a intervenções drásticas na madeira, porém o método mais comum para estilizar um bonsai é através da aramagem.

A aramagem pode ser usada para corrigir não somente os galhos como também o tronco de um bonsai, contudo os anéis mais internos dos troncos tendem a se tornar rígidos conforme novos anéis são formados todo ano, isso faz com que quanto mais grosso o tronco de uma planta mais difícil será dobra-lo.

Vários cuidados são necessários ao se aramar uma planta, se o arame oxidar irá marcar a casca da planta, por este motivo é recomendado o uso de arame de alumínio anodizado que não oxida. É comum a utilização de condutor de cobre (fio elétrico) encapado para esse fim.

Se o galho engrossar irá crescer em volta do arame deixando uma parca profunda permanente, por este motivo quando se tem uma planta aramada é necessário verificar se o arame não esta marcando a planta constantemente. Obviamente você deve retirar os arames antes que chegue a esse ponto.

Se torcer de mais um galho ele pode se romper, esse risco aumenta de acordo com a rigidez do ramo, para evitar que isso aconteça, e também evitar que o galho seja marcado, é comum o uso de ráfia para proteger o galho antes de colocar o arame.

Primeiramente deve-se envolver o galho com a fibra de ráfia molhada bem firme, e depois de a fibra estar totalmente colocada é feita a aramagem e posteriormente a dobra do galho.

É recomendado o uso de arames com a grossura de um terço da espessura do galho a ser dobrado, também podem ser usados dois arames caso um apenas não de conta de segurar o galho na nova posição. Os arames devem ser colocados em angulo de 45º, a aramagem é feita de baixo para cima sempre dos ramos mais grossos para os mais finos.

Evite ao máximo cruzar os arames, além de um fator estético é também um detalhe prático, pois há situações onde você pode desejar retirar um arame e não ambos, caso estejam cruzados pode ser necessário remover ambos.

Os arames não devem ser colocados com pressão sobre os galhos, caso os arames estrangule a casca pode impedir o fluxo de seiva causando a morte do ramo aramado.

Cada espécie possui um ciclo diferente de desenvolvimento, portanto cada uma possui um período adequado para aramagem, o processo causa estresse na planta portanto evite efetuar o procedimento em outras épocas não adequadas.

Essas são dicas básicas para se ter em mente ao fazer o processo, os vídeos abaixo são excelentes material sobre o assunto, recomendo que sejam assistidos.

YouTube Preview Image YouTube Preview Image

Comente usando o Facebook

comentários

One thought on “Aramando bonsai”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *