Bonsai, uma arte milenar

Talvez seja bobagem definir o que é bonsai, afinal se você chegou aqui é porque já tem uma idéia do que se trata.

Não se encontra bonsai na natureza, eles não nascem assim, são fruto de muito trabalho do artista que forma a planta e a cultiva na bandeja.

Também não se trata de uma árvore anã, o nanismo é uma condição genética que faz com que um indivíduo não cresça normalmente, isso ocorre naturalmente e de forma não intencional, os bonsai (é assim mesmo, o plural não tem “s”) não cresce devido a podas de galhos e raízes e de forma intencional imitam as formas de uma árvore adulta.

Penjing Garden em Pagoda Yunyan Ta (Suzhou, China)

Bonsai é uma tradicionalmente uma arte japonesa de cultivo de plantas em bandejas ou vasos rasos, a palavra bonsai vem do japonês: (bon-sai), que significa “árvore em bandeja”. A palavra bonsai é a pronuncia japonesa de um termo chinês anterior, penzai (盆栽).

A palavra original não é um substantivo e sim um verbo, logo bonsai o cultivar a planta no vaso, e não somente a planta em si. Uma definição moderna para bonsai seria: uma técnica de cultivo de plantas em vasos de forma a manter a planta com proporções reduzidas.

Apesar de ser considerada uma arte japonesa, existiam praticas similares em outras culturas como na Chinesa (penjing) e na Vietnamita (hòn non bộ), ambas precedem o surgimento do bonsai no Japão, portanto é correto se dizer que o bonsai surgiu na China cerca de em 200 anos d.c.

Penjing - Imita uma paisagem

O cultivo de bonsai envolve várias técnicas, entre elas as podas de copa e raízes, a aramação para dar forma aos ramos, desfolha, entre outras.

Não existe uma espécie de planta específica para bonsai, em geral podem ser utilizadas quaisquer espécies de árvores ou arbustos de tronco lenhoso. Quando for obter uma planta para formar um bonsai, ou um bonsai já pronto, é necessário levar em consideração as necessidades da espécie, quantidade de ensolação, rega, adubação, etc, estas informações variam de acordo com a espécie e podem ser encontradas facilmente na internet.

Um bonsai precisa ter outros atributos que vão além de simplesmente estar num vaso raso. O intuito é que a planta imite uma arvore da natureza, porém em miniatura, deve simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos, além das marcas do tempo e estrutura geral dos galhos.

Essencialmente é uma obra de arte viva produzida pelo homem através de cuidados especializados.

Comente usando o Facebook

comentários

One thought on “Bonsai, uma arte milenar”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *