Ficus Natasha Shakan


Este ficus natasha foi um presente de um grande amigo e professor, João Chaddad, esta planta foi produzida através de estaca, ela estava a cerca de um ano neste vaso desde que a estaca vingou, como pode ver ela tem alguns desafios, tem um belo tronco mas não tinha ramos baixos, um ramo mais alto foi deixado pra formação do topo da copa, porém esta muito longo.

Em geral, ficus são plantas que se desenvolvem muito bem mesmo em vasos, sendo que é possível fazer a “engorda” mesmo em espaços restritos, por isso optei por coloca-la direto em um vaso.

Neste primeiro estágio eu forcei os ramos superiores bem para baixo, assim reduz-se a altura dos ápices, o que estimula a brotação de novos ramos mais abaixo no tronco. Ao fim desta primeira intervenção a planta ficou com a aparência da foto acima.

Foram trabalhados os cortes já existentes e aplicado pasta selante na planta para evitar o acumulo de água nesses locais e assim desacelerar o apodrecimento da madeira nesses pontos.

No fim da primeira semana já era possível verificar a presença de novos brotos.

Depois de quase 3 meses foram retirados os arames antes que começasse a marcar os ramos, também aparei as gemas nas pontas dos galhos para estimular a ramificação.

Também foi aplicado musgo no substrato para melhorar o aspecto geral, esse musgo foi colhido do tronco de uma árvore, apesar de estarmos no verão, as chuvas constantes dos últimos dias favoreceram o desenvolvimento do musgo.

Comente usando o Facebook

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *