Musgo – Bonsai e eco-arte

Eu já tentei várias vezes usar musgo em meus vasos no último ano, geralmente acontece com ele duas coisas sempre, ou seca ou mela…

Tentei basicamente duas espécies de musgo, uma coletada no solo, veio com uma bela camada de solo argiloso que quando resseca fica quebradiço e retorcido. A outra espécie foi coletada em um tronco de arvore, esse musgo fica solto no substrato e seca mais facilmente.

A ideia

Essa semana me deparei com um post no 9gag.com que me acendeu algumas ideias, e pesquisando mais afundo descobri algumas coisas legais.

Anna Garforth

A artista inglesa Anna Garforth desenvolve um trabalho chamado de moss graffiti que consiste num preparo que pode ser usado como uma espécie de tinta, no lugar onde ele é aplicado o mugo cresce intensamente.

Essa técnica de grafite com musgo esta sendo usado por outros artistas além de Anna Garforth.

Abaixo postarei uma grande galeria com algumas imagens de moss graffiti, inclusive dos trabalhos de Anna.

 

Fazendo seu musgo

Encontrei várias receitas de como produzir o preparo, a grande variação esta no uso de cerveja com açucar ou leitelho (soro de leite), eu escolhi tentar uma receita que leva cerveja, iogurte e osmocote, a unica alteração que pretendo fazer é a inclusão de gel de retenção de água que vi em outra receita, veja como ficou:

– 3 mão cheias de musgo (aquele que vc encontrar, não esqueça de lavar para retirar terra e outros detritos)
– 100g de iogurte natural
– 1/2 copo de cerveja
– 1 colher de sopa de açucar mascavo
– 2 colheres de sopa de glicose de milho
– 1/2 colher de sopa de osmocote
– 2 colheres de sopa de gel de retenção de água

O modo de preparo é simples, tendo lavado o musgo basta juntar todos os ingredientes no liquidificador e bater. Depois de feita a mistura, é só passar sobre a superfície desejada com um pincel, borrife água sobre o local uma vez por semana pelo menos, se o clima estiver muito quente ou o local receba sol diretamente será necessário borrifar constantemente.

 

Uso em bonsai

Como já disse eu fiz uso de forma incorreta do musgo até agora, o que pretendo fazer é aplicar a solução sobre uma base de esfagno seco para obter o musgo para aplicar nos bonsai, não se preocupe que nas próximas semanas farei isso e postarei o resultado aqui.

Eu encontrei este excelente artigo sobre aplicação de musgo em bonsai no site bonsaitonight.com, eu vou fazer um resumo aqui mas recomendo fortemente a leitura do artigo original, vale muito a pena.

1- Separe o musgo a ser usado, tenha certeza que será suficiente para você compor a cena.

 

2- Limpe o substrato e remova raízes que estejam saindo para fora, deixe um bom espaço entre o substrato e o topo do vaso.

3- Aplique uma camada de substrato fresco, pode ser o que você tiver disponível, mas de preferencia para materiais que não compactem, que retenha uma certa umidade e que seja drenante.

 

4- Coloque uma camada fina de musgo esfagno seco, ele manterá umidade criando um ambiente propício para o musgo.

 

5- Aplique o musgo deixando espaço entre os pedaços, criando pequenas ilhas, isso impedira que o musgo feche completamente o substrato e o torne impermeável à água.

 

6- Prense o musgo para que ele fique firmemente preso ao substrato.

 

7- Jogue uma camada de substrato fino sobre o musgo de forma a preencher os espaços entre eles, pode ser argila expandida, caco de telha ou até mesmo areia grossa.

8- Limpe o excesso e pronto!

 

Fontes:
CrossHatchling
The Edge
BonsaiTonight

 

Galeria

Comente usando o Facebook

comentários

5 thoughts on “Musgo – Bonsai e eco-arte”

  1. Vou tentar colocar em vaso de orquídeas que nessecitem de + umidade. Será que dara serto ?
    Alexandre. Taubaté SP.
    Obs: Lindo Bonsai.
    Feliz Ano Novo e que novos bonsais vão para a sua casa.

  2. Olá pessoal!

    Alguém tentou?. Eu fiz e depois de dois dias começou a aparecer fungo (bolor). Pelo que eu li ainda vão algumas semanas até o musgo aparecer, mas fungo/bolor?.

    Obrigado,
    Abraços,
    Fred.

    1. Para ser sincero eu reproduzi a receita, um primo meu já usou, não sei se seguiu corretamente, mas conseguiu fazer brotar musgo, mas não foi para usar em bonsai.

      Para usar em bonsai eu tenho coletado musgo e usado diretamente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *