Dica – Porta adubos

Quando se coloca o adubo diretamente no solo alguns problemas ocorrem, primeiramente a estética fica prejudicada pois muitos adubos se parecem com sujeira por ser bastante diferente do substrato, e mesmo o osmocote fica estranho pois bolinhas amarelas não parecem naturais no substrato.

Em segundo lugar não é nada prático, dependendo da forma que se joga água sobre o substrato o adubo respinga para fora do vaso e assim parte dele é desperdiçado.

Outro problema é quando se aduba um vaso com musgo, quando se joga o adubo sobre o musgo ele acaba por secar pelo excesso de nitrogênio, quando se usa um porta adubo pode-se mudar a posição do adubo constantemente reduzindo esse problema.

A dica aqui é utilizar saquinhos de chá como porta adubos, basta retirar o conteúdo do saquinho e substituir pelo adubo de sua preferência, e amarrar novamente a boca do saquinho.

Saquinho de chá com osmocote.
Saquinho de chá com osmocote.

Até mesmo adubos que geralmente tem cheiro forte tem o cheiro atenuado, como é o caso da farinha de osso. Toda vez que rego os vasos eu troco de posição os saquinhos.

Saquinho de chá com farinha de osso.

 

Comente usando o Facebook

comentários

6 thoughts on “Dica – Porta adubos”

  1. Excelente dica meu caro André, isto é ser bonsaista proativo. Vou por em prática esse procedimento. Obrigado. Um forte abraço.

  2. Mauro, para adubos granulados como osmocote funciona muito bem, porém com farinha de osso achei que empelotou dentro do saquinho e o funcionamento não foi tão bom quanto o esperado, mesmo assim funciona muito bem.

  3. Esse porta adubo são saquinhos de chá…

    "A dica aqui é utilizar saquinhos de chá como porta adubos, basta retirar o conteúdo do saquinho e substituir pelo adubo de sua preferência, e amarrar novamente a boca do saquinho."

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *