Progressão de um bonsai

Acho que você leitor já se habituou a ideia de que bonsai é uma arte que necessita de tempo para se aprimorar, toda planta precisa ser lapidada para chegar a um estado que demonstre imponência e aquela sensação de idade avançada que tanto desejamos em nossas plantas. Nada demonstra melhor essa necessidade de tempo de maturação que acompanhar a progressão de um bonsai bem executado, isso nos da ânimo para continuar com nossos projetos, principalmente para os iniciantes.

Navegando pelo fórum IBC eu me deparei com essa maravilhosa progressão  de uma Neea buxifolia que em 9 anos se tornou um bonsai fantástico. A planta foi desenvolvida pelo Budi Sulistyo, um renomado bonsaista da Indonésia.

Veja esse material, se você fosse dono dele, apostaria nele?

01
Material bruto em 2004

Budi Sulistyo não se intimidou com o desafio e começou o processo e estilização definindo o caminho que a planta seguiria, é importante notar que a poda mais radical, aquela que poderia por em risco a planta, foi feita logo no inicio, assim se a planta não respondesse bem a poda a perda seria menor. Além disso, esta primeira estilização mostra que ele já criou um projeto, ele tinha uma ideia geral do que iria fazer com ela.

03
Primeira estilização, ainda em 2004.

No primeiro ano a planta mostrou uma excelente recuperação, mostrando que o artista teve cuidado com a planta durante esse período, onde também foram efetuados outros trabalhos de estilização.

04
Planta se desenvolvendo em vaso, foto de 2005.
05
Foto tirada em 2007

Neste estágio o artista estava trabalhando principalmente a ramificação, uma vez que a espessura dos troncos e galhos já estavam dentro do desejado e o formato geral já definido, é interessante perceber como ele se ateve ao projeto inicial sem mudar drasticamente o estilo da planta depois da primeira estilização, caso isso ocorresse atrasaria o desenvolvimento da planta em alguns anos.

06
Formato final da planta alcançado em fevereiro de 2008.

Mas bonsai é uma arte que se aperfeiçoa com o tempo, a planta que é cuidada e trabalhada constantemente tende a crescer em beleza, se trata de uma arte viva portanto a obra está em constante mudança, nunca poderemos dizer de um bonsai que ele está pronto, que nunca mais mudará, trata-se de um ser vivo crescendo e mudando sempre.

07
Foto atual de 2013, ainda mais encorpada e densa.
08
O artista e sua obra, 9 anos de trabalho que compensam pela beleza do resultado.

Comente usando o Facebook

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *