Um projeto rápido

Em janeiro de 2012 eu comprei uma serissa foetida, quando ela chegou estava com muitos ramos longos, então decidi fazer algumas estacas aproveitando que estava em pleno verão e o clima era propício.

mix02

Elas permaneceram nesse vaso até o fim do inverno, quando retirei do vaso estavam com raízes muito longas, separei a que que estava mais bem desenvolvida e coloquei sobre uma pedra as raízes ainda maleáveis e fixei usando barbante crú, praticamente mumifiquei a pedra, então enterrei em um novo vaso mais fundo, coloquei substrato fértil até a parte inferior da pedra e completei o restante com areia grossa.

Infelizmente não tirei fotos desse procedimento, na realidade até esse ponto não estava botando muita fé no que estava fazendo. E deu muita sorte o que fiz, porque o barbante apodrece muito rapidamente, tanto que quando retirei a planta do vaso não encontrei vestígio dele, porém ele deixa passar umidade, nutrientes e ar para as raízes e permite assim que elas se desenvolvam, mesmo assim mantém a pressão por tempo suficiente para moldar as raízes a pedra.

Usar substrato inerte da base da pedra para cima fez com que as raízes finas se desenvolvessem principalmente daquele ponto para baixo, o que levou as raízes principais a engrossar.

IMG_0916

IMG_0917

As fotos acima foram tiradas antes e depois da primeira poda e estilização seis meses depois de irem para o vaso de engorda com a pedra, um ano apenas depois de ser feito as estacas, o que é bastante impressionante.

Alguns meses depois disso tive que trocar o vaso porque o material do vaso que estava era bastante ruim, aproveitei para colocar em um container maior e deixar a planta crescer livremente no período.

Depois de ter sido colocada na pedra no último ano, resolvi passa-la para um vaso definitivo, eis o resultado.

DSC02173

A planta agora deverá passar por uma melhor estruturação da copa, mas acredito que esteja bem encaminhada, espero que tenham que tenham gostado dessa serissa sekijoju mame.

Comente usando o Facebook

comentários

One thought on “Um projeto rápido”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *