Introdução a ferramentas de bonsai

dsc06880

É uma questão comum entre os iniciantes e existe muitas informações desencontradas entre os mais experientes, mas ferramentas para bonsai é, sem dúvida, um tema que interessa a todos os bonsaístas.

Contudo este artigo em específico não deve lhe interessar caso você seja um bonsaísta com alguma experiência, quero falar aqui para aqueles que estão iniciando na arte e tem dúvidas para comprar suas primeiras ferramentas.

Para dar o devido acabamento em seu bonsai, ter ferramentas adequadas é muito importante, elas podem fazer toda diferença, um corte mastigado pode comprometer a saúde e a estética de um galho.

É extremamente importante garantir que suas ferramentas estejam sempre bem afiadas, que façam um corte limpo sem mastigar o material da planta e assim garantir uma boa cicatrização.

Quais as ferramentas essenciais

Existe uma grande variedade de tesouras, alicates, formões, etc… Quando estamos prestes a comprar nossas primeiras ferramentas escolher fica difícil, ainda mais quando o valor de tantas ferramentas se torna proibitivo.

Essencial depende muito do tipo e da quantidade de plantas que você possui para trabalhar, gastar todo dinheiro em um alicate japonês especial não faz sentido se você possui apenas uma planta.

Pense qual o tipo de trabalho você mais efetua em suas plantas, em geral a tarefa mais executada é a poda de manutenção da copa, portanto uma tesoura com bom corte é, na minha opinião, a ferramenta essencial para se começar.

tesoura-jardim
Tesoura de poda para jardim

Se você pretende formar seu próprio bonsai, com certeza fará podas drásticas nas suas plantas, uma ferramenta muito útil é uma tesoura de poda de jardim (lamina curva) é muito útil por possibilitar cortar galhos mais grossos.

Existem vários modelos deste tipo, procure um que tenha um bom corte, vale a pena investir em uma ferramenta da linha profissional ao invés da linha hobby já que a diferença de preço não é gritante, contudo  a diferença na qualidade da ferramenta e no resultado dos cortes é geralmente sensível.

Aramagem é outra tarefa repetitiva na vida de um bonsaista, para fixar os arames nos galhos usar um alicate de bico fino e/ou bico curvo, facilita muito esta tarefa.

Para cortar os arames enrolados nos galhos é preciso de um alicate de corte de arame, o que aconselho no caso desta ferramenta é que as laminas não se cruzem para evitar torcer o arame durante o corte, o que pode machucar a casca do galho o que deixara uma marca por muito tempo.

corte-cruzado
Alicates de corte para arame

Dentre as ferramentas feitas especialmente para o trato com bonsai podemos destacar duas que são muito importantes, o alicate bola (concavo) e o alicate lateral. Dentre estas duas acredito que o alicate bola seja o mais importante, pois o alicate lateral serve para cortar galhos próximo a sua base, não raramente você precisará fazer o acabamento deste corte com o bola. Se você fizer a poda do galho com uma tesoura de poda de jardim e fazer o acabamento com o bola, pode assim dispensar o alicate lateral.

bola
Alicate bola
Alicate lateral
Alicate lateral

Ferramentas improvisadas

Muitas ferramentas podem ser adaptadas a partir de outros materiais, não há problema algum em utilizar desse tipo de artifício desde que cumpra seu papel.

Um garfo com as pontas curvadas podem servir como raque para desmanchar o torrão e separar as raízes. Um galho apontado pode servir como hashi para compactar o substrato dentro do vaso, na realidade eu tenho um assim a anos e mesmo possuindo um hashi de alumínio eu ainda prefiro minha velha ferramenta improvisada.

Já vi na internet a adaptação de um alicate truquesa em um alicate bola e um racha-tronco. Quando se esta começando, com poucas plantas e pouca disposição para gastar dinheiro com ferramentas, usar a criatividade para adaptar e cumprir suas tarefas é importante. Não é necessário gastar rios de dinheiro em um grande número de ferramentas importadas que provavelmente usará muito pouco a maioria delas.

Japonesas, chinesas e nacional

As ferramentas japonesas são as mai desejadas pois, em geral, são ferramentas feitas artesanalmente com aço de excelente qualidade. Existem porém linhas mais comerciais com uma qualidade um pouco inferior, mas que no geral são também muito boas. A diferença geralmente está na qualidade do corte que é mais preciso e dura mais, além de possuir método de fabricação que garante a durabilidade da ferramenta.

Existem sim ferramentas chinesas de qualidade comparável as japonesas, porém as marcas geralmente importadas para o Brasil são quase sempre as mais simples (para não dizer ruins). Os problemas que você pode encontrar nelas é a deformação do material (entortar) e perda do fio ou ausência dele.

Existem marcas nacionais que fabricam tesouras de podas de melhor qualidade que as chinesas comercializadas por aqui, eu garanto que tendo essas ferramentas em posse não sentirá a necessidade de comprar as importadas, com excessão dos alicates bola e lateral que não conheço uma marca nacional destas.

Meu conselho

Aconselho começar com uma boa tesoura de poda nacional, uma tesoura de poda de jardim, e um jogo de alicates  para arame (de bico e de corte). Essas ferramentas são importantes para quem esta começando e não é necessário gastar muito com elas se você não for um grande artista ou produtor.

Quando chegar a hora que você decidir comprar os alicates bola e lateral, eu aconselho investir em ferramentas japonesas, você pode se dar bem com ferramentas de origem chinesa, mas com as japonesas é muito mais garantido.

Esta é apenas uma introdução sobre o assunto, estou providenciando um artigo muito mais completo que pretendo lançar em breve.

Comente usando o Facebook

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *