Bonsai sustentável

fachada

Estou na faze de elaboração do projeto de minha futura residência, nela pretendo deixar uma grande área verde, tanto no jardim (frente) como no quintal (fundo) onde será o lar de meus bonsai, além de prever no projeto algumas jardineiras na área externa.

Todo esse verde já era um ponto de preocupação para as plantas que estão plantadas no solo e ficam dias sem serem regadas, a preocupação é ainda maior com bonsai pois precisam ser regados diariamente. Com o vislumbre da estiagem excessivamente prolongada de 2013-2014 que estamos vivendo hoje, a água pode vir a faltar em breve, a preocupação aumentou ainda mais.

Estou estudando elaborar uma cisterna para armazenar a água da chuva, pode ser em tanques de cerca de 2,5 a 10 mil litros de água da chuva captadas pelo telhado da residência, é claro que esta água não é própria para o consumo humano, mas pode ser utilizada para regar jardins (bonsai incluso), lavar carros, lavar pavimentos e até mesmo nas privadas.

Uma família de cerca de 4 pessoas consome cerca de 13.000 litros de água não potável por mês, um sistema como este pode armazenar de até de 11.000 litros de água no mês, o que gera, além de garantias de rega em dias problemas de abastecimento, economia na utilização de água, o que é bom para meu bolso e para o meio ambiente. Apesar de aumentar o custo da obra, diminui-se o gasto com água, diluindo o custo ao longo dos anos.

agua-chuva2

Como funciona?

1 – A água é captada pelo telhado e levada até a calha (2), neste ponto é importante ter uma proteção na entrada do duto para reter folhas e partículas grandes.

2 – A água vai até um filtro de resíduos (6).

3 – Seguindo então para a cisterna que armazenará a água.

4 – Em cima da casa ficará uma caixa d’água (1) separada para o sistema de água da chuva, quando seu nível baixar a bomba da cisterna (5) entrará em operação levando água da cisterna para a caixa d’água.

5 – A utilização da água da chuva se dá pela caixa d’água direto para a torneira por gravidade.

 

Existem ainda outros itens no sistema como o ladrão da cisterna que joga o excesso de água para o sistema pluvial (chuva – rua) caso a cisterna estaja cheia. Além de filtro de sedimentos, registros, eletronível, etc.

Referências:

http://www.acqualimp.com/cisterna-agua-da-chuva.php

http://rkarquitetura.blogspot.com.br/2011/04/como-reaproveitar-agua-da-chuva-em.html

http://www.jardimdasideias.com.br/648-regue_seu_jardim_com_auxilio_de_uma_cisterna_

http://www.ecocasa.com.br/cisternas.asp

http://www.aecweb.com.br/emp/cont/m/acqua-save_10596_1763

http://www.ecocasa.com.br/aproveitamento-de-agua-de-chuva.asp

http://www.metalica.com.br/agua-o-insulmo-finito

http://dicasgreen.wordpress.com/2010/06/05/aproveitando-a-chuva/

Qual a sua opinião?

Comente usando o Facebook

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *